Translate this blog select a language

Seguidores

domingo, 23 de novembro de 2008

Capturas Antigas - Pesca em Peniche - 2/08/2008

Depois de muito tempo sem ir a pesca, foi combinada uma saída de ultima hora para Peniche. Sem tempo para preparo a saída, apenas deu para consultar o windguru, o que não animou muito, previa- se vento de norte na ordem dos 35Kms.
Às 21 horas do dia 1 de Agosto saímos em direcção a Fig Foz para arranjar algum caranguejo de dois cascos, levava já camarão congelado. Não conseguimos arranjar caranguejo, apenas havia camarão vivo e camarita. Como se pretendia pescar uns sargos, robalos e quem sabe umas douradas, o isco que havia também dava jeito e foi aquilo que se levou.
Chegamos ao molhe leste por volta das 23h, estava cheio de pescadores (de fundo) e o vento sentia-se forte nas costas, a maré começava a encher.
Com as condições que se apresentava, peguei numa cana de 5m e outra de 6m, a intenção era pescar a bóia mas com o vento mal se conseguia manter a cana de 6m na mão. Posta de parte a hipótese da bóia fiz uma montagem com a cana de 5m para pescar ao "sentir", sentiu-se uns toques de peixe miúdo mas ferrar nada. Olhei para os pescadores ao lado e estavam a tirar peixe, fui dar uma espreitadela, eram cavalas e o isco era sardinha. Como as condições eram más, decidimos procurar outro pesqueiro que nos abriga-se do vento.
Fomos para um pesqueiro na entrada do Porto de Peniche em que estávamos protegidos do vento, também estava cheio de pescadores, descobrimos um cantinho para nós e la montamos o material para a bóia e iscar com camarão vivo e congelado, depois de algumas horas a pescar aos sargos sem um toque e como os outros pescadores que la estavam a tirar uns peixes, percebemos que eram cavalas, o camarão não era o melhor isco mas na falta de melhor dava para entreter a ate amanhecer.
Quando amanheceu resolvemos aconchegar o estômago e procurar outro pesqueiro, como o vento tinha reduzido um pouco e a Marie estava a vazar, fomos para o baleal, as águas estavam um pouco "tapadas" e ondulação por volta do 1,5m mas o vento não colaborava era quase impraticável.
Já que ali estávamos decidimos fazer uns lançamentos, montagem bóia de correr 35g devido ao vento, cana de 6m e iscar com camarão vivo. Engodei com a camarita porque entretanto tinha morrido.
Passados poucos minutos do 1º lançamento ferrei um peixe que não consegui tirar, voltei a iscar e quase no mesmo sitio, novo toque e ferranço, este veio cá para fora.
Já nem lembrava do vento as coisas animaram, ainda estava eu a fazer iscada para novo lançamento já o meu colega tirava outro, voltei a lançar e sentia-se o peixe a comer mas era pequeno. Depois de vários lançamentos, depois alguns toques sem conseguir ferrar peixe e os meus colegas a tirarem alguns, uns pequenos outros maiores. Ferro um peixe, este parecia ser bom e dava cada "cabeçadas", pensei para comigo este tem mais de kilo, foi uma luta que durou uns 5 ou 10 minutos, não sei pareceu-me uma eternidade, venci. Tinha um 1,250K


Ainda tirei mais um mas para mim a pesca estava feita e o vento tinha piorado.
Pensei para comigo, valeu a pena, deixo aqui as fotos da pescaria.


As Condições de pesca
- Ondulação 1,5m/1,7m
- 1º dia lua nova
- Vento +/- 35kms
- Cana Barros Maxpower 6m / Daiwa Harrier 6m
- Carreto Tica Tauros 4000 / Tuwiner Power 5000
- Linha Carreto whiplash pro 0,10m
- Estralho fluorcarbono berkley vanish 0,30m
- Anzol Mustad
- Boia de Correr e fixa
- Camarao Moçambique congelado 120/150
- Camarao Vivo
- Camarita

Boas Pescarias !
Vicius88

0 comentários: