Translate this blog select a language

Seguidores

domingo, 7 de dezembro de 2008

A Pesca na Galicia aos Sargos - Outubro 2008

Sem condições para pescar, resta-me esperar que o mar acalme para fazer nova pescaria, neste fim de semana estava programada nova ida a Galiza mas foi inviabilizada pelo estado do mar. Por isso recordo o inicio de temporada na Galiza este ano.
Chegados a Outubro, começa as idas aos sargos à Galiza e foi este mês que iniciamos mais uma temporada dos sargos. A partir de agora todos os meses desloco-me a Galiza para fazer uma pescaria as "tábuas".
Como sempre saímos à noite e chegamos ao raiar do dia, o mar esta com ondulação entre 2m e 2,50m um pouco luso para o nosso gosto e começava a encher , o vento rondava os 15Km a 20Km (windguru), e fazia um pouco de enchios.


O isco eleito foi navalha, camarão e caranguejo de dois cascos, comecei a pescar com a cana daiwa harrier (teste) com boia de correr, estralhos com flúor carbono Vanish e iscadas de camarão.
Faço o primeiro lançamento do dia ainda "lusco fusco" e digo ao meu colega para ter cuidado com o mar, olho para o local onde tinha deixado a boiá e não a vejo, penso comigo "já estas presa" dou um pequeno esticão e sinto um tremer na cana, digo "não é possível". Tirei o primeiro sargo do dia apesar de ser pequeno para aquilo que esperava mas estava dentro das medidas, não é nada mau . Entretanto o meu colega tira outro dentro daquilo que se espera (perto de kilo), estávamos entusiasmados.
Mais um lançamento desta vez com caranguejo e passado poucos momentos já a bóia desaparecia, está de segurar o peixe que desta vez fez cantar o carreto " sim este é bom, parece-me uma tábua", mais tarde confirmei 1,200Kg. O meu colega tira outro um pouco mais pequeno do que o meu(empatados 2-2).


Novo lançamento e nova ferragem, mas desta vez era uma boga, mais 2 lançamentos e mais 2 bogas, o meu colega mais um sargo jeitoso, começava a desempatar 2-3.
Voltei as iscadas de caranguejo, enquanto meu colega mantinha-se fiel as navalhas, desta vez também ferrou uma boga, calha a todos. O peixe pareceu-me ter parado, mas de repente a bóia voltou a afundar, penso será uma maldita boga - "não - o carreto canta novamente", começa a dar trabalho e eu com calma trabalho peixe, até que vejo a "tábua " ao cimo da agua, penso "tem calma que este é de respeito", levo-o para um caneiro para o poisar, e acontece, uma onda maior a "varrer" leva-me o peixe e o fio não aguentou ao passar pelas pedras. Fiquei desconsolado porque era um bom peixe, ainda por cima o eu colega tira outro a passar do kilo, e começa a brincar comigo.
A partir daqui não voltei a ter mais toques e o meu colega também, resolvemos mudar de sitio, eu fui para um lado e o meu colega para outro.


Depois de varias pedras, lançamentos e algumas montagens perdidas. Vejo o meu colega a aparecer por detrás de uma pedra a acenar, tinha encontrado peixe e já tinha feito seis peixes de bom tamanho, como não conseguia ligar-me pelo telemóvel foi ao meu encontro. La fui eu, bóia na agua e peixe cá fora, lançamentos seguidos de ferragem, peixe todo a rondar o kilo, ate que olho para o meu colega que estava a trabalhar uma "tábua" com muita calma, pois estávamos a cerca de 5 m de altura e não tinhamos cesto, com as calmas dele lá iça o peixe, bonito -mais tarde confirmamos 2kg . A festa durou até que perdemos ambos peixe de bom tamanho quase em simultâneo, resolvemos ir almoçar pois já passava das 15h e ainda tínhamos de andar um bocado ate ao carro. Mas antes a fotografia da praxe


Azar que acabei por ficar sem pilhas na maquina sem poder tirar fotos a minha pescaria. Depois de almoço mudamos de sitio, porque o vento tinha mudado de direcção e aumentado mais um pouco, viria revelar-me a 2ª parte mais fraca apresar do meu colega ainda ter feito mais 4 peixes, eu sei a razão porque ao fiz mais nada, estive a pescar "mal", mas tinha de fazer o teste, mas a errar também se aprende.
Já com pilhas novas fiz mais umas fotos do final do dia


Depois fomos para o hostal descansar deste bom dia de pesca, antes queria agradecer publicamente a um amigo pelas dicas e o meu apreço pela sua disponibilidade.
Obrigado

Também deixo uma foto da minha pescaria mas já em casa, por antes não ter disponibilizado para tirar

Ate breve, espero que este mau tempo passe depressa

Boas Pescarias!

0 comentários: