Translate this blog select a language

Seguidores

domingo, 23 de novembro de 2008

Capturas Antigas - Pesca em Peniche - 2/08/2008

Depois de muito tempo sem ir a pesca, foi combinada uma saída de ultima hora para Peniche. Sem tempo para preparo a saída, apenas deu para consultar o windguru, o que não animou muito, previa- se vento de norte na ordem dos 35Kms.
Às 21 horas do dia 1 de Agosto saímos em direcção a Fig Foz para arranjar algum caranguejo de dois cascos, levava já camarão congelado. Não conseguimos arranjar caranguejo, apenas havia camarão vivo e camarita. Como se pretendia pescar uns sargos, robalos e quem sabe umas douradas, o isco que havia também dava jeito e foi aquilo que se levou.
Chegamos ao molhe leste por volta das 23h, estava cheio de pescadores (de fundo) e o vento sentia-se forte nas costas, a maré começava a encher.
Com as condições que se apresentava, peguei numa cana de 5m e outra de 6m, a intenção era pescar a bóia mas com o vento mal se conseguia manter a cana de 6m na mão. Posta de parte a hipótese da bóia fiz uma montagem com a cana de 5m para pescar ao "sentir", sentiu-se uns toques de peixe miúdo mas ferrar nada. Olhei para os pescadores ao lado e estavam a tirar peixe, fui dar uma espreitadela, eram cavalas e o isco era sardinha. Como as condições eram más, decidimos procurar outro pesqueiro que nos abriga-se do vento.
Fomos para um pesqueiro na entrada do Porto de Peniche em que estávamos protegidos do vento, também estava cheio de pescadores, descobrimos um cantinho para nós e la montamos o material para a bóia e iscar com camarão vivo e congelado, depois de algumas horas a pescar aos sargos sem um toque e como os outros pescadores que la estavam a tirar uns peixes, percebemos que eram cavalas, o camarão não era o melhor isco mas na falta de melhor dava para entreter a ate amanhecer.
Quando amanheceu resolvemos aconchegar o estômago e procurar outro pesqueiro, como o vento tinha reduzido um pouco e a Marie estava a vazar, fomos para o baleal, as águas estavam um pouco "tapadas" e ondulação por volta do 1,5m mas o vento não colaborava era quase impraticável.
Já que ali estávamos decidimos fazer uns lançamentos, montagem bóia de correr 35g devido ao vento, cana de 6m e iscar com camarão vivo. Engodei com a camarita porque entretanto tinha morrido.
Passados poucos minutos do 1º lançamento ferrei um peixe que não consegui tirar, voltei a iscar e quase no mesmo sitio, novo toque e ferranço, este veio cá para fora.
Já nem lembrava do vento as coisas animaram, ainda estava eu a fazer iscada para novo lançamento já o meu colega tirava outro, voltei a lançar e sentia-se o peixe a comer mas era pequeno. Depois de vários lançamentos, depois alguns toques sem conseguir ferrar peixe e os meus colegas a tirarem alguns, uns pequenos outros maiores. Ferro um peixe, este parecia ser bom e dava cada "cabeçadas", pensei para comigo este tem mais de kilo, foi uma luta que durou uns 5 ou 10 minutos, não sei pareceu-me uma eternidade, venci. Tinha um 1,250K


Ainda tirei mais um mas para mim a pesca estava feita e o vento tinha piorado.
Pensei para comigo, valeu a pena, deixo aqui as fotos da pescaria.


As Condições de pesca
- Ondulação 1,5m/1,7m
- 1º dia lua nova
- Vento +/- 35kms
- Cana Barros Maxpower 6m / Daiwa Harrier 6m
- Carreto Tica Tauros 4000 / Tuwiner Power 5000
- Linha Carreto whiplash pro 0,10m
- Estralho fluorcarbono berkley vanish 0,30m
- Anzol Mustad
- Boia de Correr e fixa
- Camarao Moçambique congelado 120/150
- Camarao Vivo
- Camarita

Boas Pescarias !
Vicius88
quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Capturas - Pesca na Figueira da Foz 19/11/2008

Ontem depois de um dia bastante preenchido e complicado, estava merecer um pouco de descanso e relaxamento, sem saber noticias da Fig da Foz relativamente as proibições, decidi ir um pouco à pesca.
Por volta das 18:00 horas la fui eu com o arsenal todo, decidido a relaxar, já não fazia este ritual à muito tempo.
A noite estava excelente


sem vento e com uma temperatura agradável para a época


o mar com ondulação cerca de 1,4m e já com cerca de 4 horas de enchente, fui comprar o isco, que neste caso foi pilado este é o melhor isco nesta época para o robalo


Quando cheguei ao local de pesca havia poucos pescadores, o que queria dizer uma de duas coisas, ou não havia peixe (o que seria mais natural ) ou a policia andava a controlar os locais de pesca. Escolhi um local onde não estivesse a infringir a lei e houvesse possibilidade de apanhar peixe, um daqueles locais no leito do rio onde por norma passam os robalos.
Veio-se a confirmar a primeira situação, não havia peixe no rio pelo menos naquele local mas a noite estava agradável e estava a cumprir dois objectivos a que me dispus, relaxar e pescar.
Apesar de não haver muito peixe na praia-mar, houve alguns peixes a sair(talvez meia dúzia)a mim saiu-me este , não era muito grande mas tinha cerca de 45 cm e para mim foi a cereja em cima do bolo.


Depois de um dia como o que tinha tido foi do melhor que me pode acontecer, aqueles momentos em que somos só nos e o peixe, esquecemos tudo o resto, são sempre momentos inesquecíveis.
Até ao final da noite não houve mais toques, não foi uma pescaria fora de serie mas foi um ritual que há muito não fazia e deu-me um gozo tremendo.
Fica a promessa de voltar

Boas Pescarias
segunda-feira, 17 de novembro de 2008

A Pesca na Galicia aos Sargos - Novembro 2008

Depois da ultima ida a Galiza e ter corrido razovelmente bem, estava entusiasmado este mes em ir à Galiza fazer mais uma pescaria de sargos. O fim de semana escolhido foi o passado de 14 e 15 de Novembro.
Saimos pelas 2 da manha e chegamos ao destino por volta das 6 da manha, quando chegamos ao pesqueiro selecionado, as aguas eram excelentes


eram boas as perpesctivas para a pesca, passado um bocado um dos meus amigos saca a primeira "tabua", passamos mais cerca de uma hora sem mais um toque.
Mudamos para outro pesqueiro que pareceu-nos bom


mal iniciamos a pesca neste local um dos meus outros amigos saca tambem uma "tabua", este tambem foi o unico neste local, mais uma vez decimos mudar e este caneiro com esta ponta em que as aguas mexiam bem


aqui tivemos mais sorte todos apanhamos peixe, eu é que só apanhei um, sempre com a esperança de darmos com o filao dos sargos, insistimos em mais alguns locais mas peixe havia pouco, como este


Encontramos alguns pescadores galegos à pesca com quem trocamos algumas experiencias, desiludiram-nos, afirmando que o peixe não andava encostado, tambem eles desistiram da pesca.
Nós como ja estavamos por lá, decidimos explorar mais um bocado da terra Galega, e os nossos passos deram bons proveitos pois encontramos outros locais que pareceram-nos bons e outros dos quais riscamos da nossa agenda.
Como estava com esperança de apanhar mais peixe não tirei fotos aos poucos sargos no local, apenas tirei este mas ja em casa


Utilizamos os iscos de navalha(lingueirao), carangueijo de dois cascos e camarao. As canas foram a Daiwa e Barros Maxpower, carretos TwinPower 4000 e 5000, com linhas Wiplash Pro com diametros de 0,17 e 0,10, os estralhos de fluorcarbono da Mustad e Seagur com diametros entre o 0,28 e 0,30.
Foi um fim de semana excelente apesar de não apanharmos muito peixe, voltamos em Dezembro

Boas Pescarias
terça-feira, 11 de novembro de 2008

Lei Pesca Ludica - Protesto Figueira Foz - 10/11/2008 - Resultado

Realizou-se hoje por volta das 15:00 horas o protesto antes anunciado, sobre as proibiçoes de pesca na zona da foz do Mondego.
Compareceram algumas centenas de pescadores




Esteve presente o deputado João Portugal do PS da Fig da Foz eleito pelo circulo de Coimbra, a quem foi transmitido os argumentos dos pescadores, bem como alguma documentaçao de suporte destes argumentos.


As razoes deste protesto foram compreendidas por este representante politico, o qual deu o seu apoio, assumindo o compromisso de pedir uma audiencia à Capitania do Porto da Fig Foz, no sentido de sensibilizar para as questões dos pescadores de pesca apeada e levantadas algumas das restrições agora impostas. Mostrou-se ainda disponivel, este Deputado para o caso de não conseguir sensibilizar a Capitania deste porto, para levar um requerimento a Assembleia da Republica no sentido de alterar as restrições impostas neste porto.
Foi transmitido pelo Deputado a alguns pescadores, apos ter efectuado alguns telefonemas,


que a lei actual iria ser REVOGADA, esta noticia caiu como que uma bençao, porque era do agrado de todos os presentes e no fundo é por este motivo a luta nacional de todos os pescadores de pesca apeada.
Esteve ainda presente Lidio Lopes representante da Camara da Fig Foz, que ouviu e apoiou os argumentos apresentados neste protesto.
Vamos agora aguardar pelas boas novas que estão para chegar, a confirmar parecem optimas e ir de acordo a pretensão da vontade de todos os pescadores ludicos de pesca apeada.
Juntos vale a pena lutar

Boas Pescarias
Vicius88
domingo, 9 de novembro de 2008

Capturas Antigas - A 1ª Pesca de Barco

Nunca antes tinha feito uma pesca de barco, por aqui Fig Foz/Coimbra conheço poucas pessoas que fazem pescas de barco (pelo menos no meu nucleo de amigos).
Lia muitos comentarios de grandes pescarias de barco com exemplares magnificos, andava entusiasmado em fazer, decidi procura ajuda para dar como realizado o meu desejo. Com a ajuda do PES, deram-me contactos de Peniche e Ericeira, no dia 30/6/2007 tinha alguma disponibilidade, depois efectuado os contactos arranjei um mestre diponivel na Ericeira e com muita boa vontade de me ajudar.
Fiz-me ao caminho sozinho(porque a vontade é muito, não há barreiras), saí por voltas das 2:00 horas e cheguei por volta das 5:00 horas da manha.
Como era a minha 1ª pesca de barco, efectuaram-me alguns avisos uns que levei em conta outros nem tanto, porque estava cheio de confiança e coragem. Fizemos-nos ao mar e la fomos para o pesqueiro, demoramos cerca de 3 quartos horas a chegar, o mar estava com ondulaçao cerca de 1 m a 1,5m (para mim ja batia muito). Com ajudas dos pescadores e do mestre la me pus a pescar, foi um dia muito intenso, tirar e por iscos e peixe, como não tinha o habito de levar maquina aqui ficam as fotos já em casa.

O meu primeiro pargo, não é grande mas é o primeiro


os meus primeiros besugos


tambem apanhei este peixe que não sei o que é


apanhei um polvo


este foi o resultado total, para mim uma boa "caldeirada"


Espero muito em breve voltar a fazer outra, fiquei fascinado

Boas Pescarias!
quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Lei Pesca Ludica - Protesto - Figueira Foz

Vai-se realizar um protesto no dia 10/11/2008 na Fig da Foz, pelas 15:00 horas junto a casa de pesca Predador (Marina). Este protesto é contra a proibicao de pescar no leito da foz do Mondego.
Vão estar presentes alem da comunicacao social tambem representantes da politica como forma de fazer ouvir a nossa indignacao.
Conforme demontra a figura, antes da lei actual os locais permitidos para pescar estão assinalados a verde e vermelho os locais proibidos


E a figura seguinte demontra as alterações provocadas com a nova lei e o entendimento dessa lei pela capitania do porto da Fig Foz


Estes pesqueiros são destino de centenas de pescadores de todas as idades, tambem um dos melhores pesqueiro nacional para a pesca do robalo com boia. Pretende-se sensibilizar e chamar atençao da capitania do porto da Fig Foz que esta a "matar" este desporto na Figueira. Como se pode constatar hoje quase não ha locais onde se possa pescar.
Pessoas como eu que depois de um dia de trabalho, uma vez por semana dirigiam-se a este local para efectuar uma pescaria com os amigos, ou simplesmente destressar da pressao do dia. Eu ia todas as semanas,hoje já não vou a pesca acerca de 3 semanas.
Comparece todos juntos temos mais força

Boas Pescarias
segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Tabela - Tamanhos Minimos Capturas Peixe

Deixo aqui a tabela com os tamanhos minimos para as capturas de peixe, esta tabela foi retirada directamente da Direcção Geral de Pescas e Aquicultura e encontra-se em vigor.
Hoje mais do que nunca tem-se que ter em conta esta tabela pelas mais diversas razões.
Clicar em cima da imagem para ampliar








Boas Pescarias
domingo, 2 de novembro de 2008

Licença - Pesca Apeada no Multibanco

Como costumo tirar a licença anual, no final de uma ano já não me lembro muito bem como se tira a licença no multibanco. Para mim e para todos que necessitam aqui fica uma ajuda

1º - Deve-se introduzir o cartão


2º - Marcar o pin do cartão


3º - Pagamentos e outros serviços


4º - Estado e Sector Publico


5º - Licenciamento de Pesca Ludica


6º - Pesca Aguas Maritimas e Salobras


7º - Selecionar a Capitania Pretendida


8º - Selecionar a Validade Pretendida


9º - Introduzir o nº do Bilhete de Identidade


9º - Introduzir o nº de Contribuinte é facultativo


10º - Introduzir o nº de Contacto é facultativo


11º - Confirmar os dados e retirar o talão


- O talão MB constitui a Licença de Pesca;
- A plastificação do talão MB não é aconselhável (só de fotocópia daquele);
- Durante 60 dias, é possível obter 2.ª via do talão MB:
Utilizando o mesmo Cartão MB:
- Seleccionar: “Consultas”; “Consulta de Oper. do Cartão no MB”; “2.ª Via de Talão MB”; - Introduzir a data da operação original (dia e mês) e confirmar; - Seleccionar a operação em causa.

Espero ter contribuido para todos aqueles como eu em que a memoria já não é o que era

Boas Pescarias!