Translate this blog select a language

Seguidores

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Na falta de Robalos, Vamos à Galiza aos Sargos

Como para mim em robalos continuo em crise, assim como o país em que vivemos, só que a minha crise só me afecta a mim mas não muito, a outra, a do meu país afecta muita gente e muito.
Bem deixemos-nos de divagações e vamos à pescaria, no passado fim de semana fui mais uma vez à Galiza à pesca. Eu e o meu companheiro de pesca saímos na sexta já depois de jantar para ir pescar um pouco de noite e parte do dia de sábado. Com condições boas para pescar pouco vento, o tempo tapado e o mar mexido com cerca de 3m a cair, lá fomos nós cheios de esperança para mais uma jornada de pesca, sim porque quando vamos, vamos sempre cheios de esperança.
Mas desta vez o tempo não foi muito mas mesmo assim deu para fazer o gosto ao dedo, apanhamos alguns peixes, dividimos a jornada em duas. A primeira parte até de manha numa pedra conhecida a fazer a vazante e a 2º parte num local novo já com a maré em baixo. A primeira parte foi mais produtiva em que cada um de nós fez 6 peixes numa só pedra e ainda de noite. Na segunda parte no local novo o meu companheiro fez 3 peixes e eu 1, no total fizemos 16 peixes num dia curto de pesca.
Como tem sido hábito não levei a maquina fotográfica mas tirei fotos na 1º parte com o meu telemóvel, não ficou lá grande coisa mas deu para ter uma ideia e ficar o registo.
Os meus peixes da 1ª parte

Os peixes do meu colega da 1ª parte

A pedra conhecida já com a maré totalmente em baixo


E ate para o mês que vem Galiza, se entretanto não houver um robalito que queira colaborar comigo

Boas pescarias
sábado, 3 de abril de 2010

Pesca de Barco em Tempo de Férias no Algarve

Esta esta semana fui passar umas férias merecidas ao Algarve, como não podia deixar de ser levei a artilharia comigo, para alguma eventualidade.
Na verdade já tinha feito uns contactos para me darem umas dicas para uma saída de barco, aconselharam-me o "Albacor" em Vila Real de Santo António. Foi uma excelente dica e que eu aconselho a quem quiser efectuar uma pescaria de barco, das saídas que tenho feito, o mestre deste barco é *****. Eu apesar de estar na Zona de Portimão dei por bem empregue o caminho feito.
No dia 1 de Abril (não foi peta)pelas 5 horas da manha saí do empreendimento rumo a Vila Real, a saída estava marcada para as 6:30 e assim aconteceu, o pessoal do barco foi todo muito pontual. Desta vez fomos rumo a nascente (Espanha) para fazer uma pesca ao fundo, navegamos cerca de uma hora até á pedra destinada, quando chegamos havia alguma actividade lá em baixo. Depois de algumas tentativas para posicionar o barco no sitio certo, lá conseguimos com a sabedoria do mestre da embarcação.
Depois de um começo um bocado morno, a adrenalina subiu, pois a determinada altura todos estávamos a ferrar uns "olhudos" como é conhecido o peixe que estávamos a pescar, este peixe é caracteristico daquela zona que ainda, águas com sabor a África.
Para mim quase todos os peixes que pescávamos eram novidade para mim, além dos tais "olhudos" ainda apanhei abrotea, roquetes, corvas, bicas, besugos e safias.
Depois de percorrer algumas pedras fomos-nos dirigindo para terra e à procura dos sargos veados que eu pela minha pouca experiência não consegui apanhar nenhum mas deixo uma foto dum exemplar que saiu e que eu pesei, não tinha nada menos de que 3,470K, fiquei impressionado nunca tinha visto um sargo tão grande.
O isco utilizado foi camarão, ralos, navalha e sardinha, a pescar com dois e três estralhos e fio utilizado entre o 0,28 e 0,35, foi uma bela experiência.
A foto da praxe já em casa com os meus troféus,

a foto do sargo veado.

No dia 29/3/2010 tinha feito uma saída com o mesmo mestre do "Albacor" mas devido ao tempo só nos foi permitido pescar cerca de meia hora, que ainda deu para fazer estes peixes.



Boas pescarias
sexta-feira, 2 de abril de 2010

Março na Galiza aos Sargos

Enquanto por aqui a saga de não haver robalos continua, tenho de me contentar em fazer umas saídas à Galiza aos sargos.
Esta aconteceu em Março nos dias 19 e 20, com os colegas de costume lá arrancamos nós de noite rumo à Galiza desta vez sabíamos que as condições não eram ideais, como não tínhamos outra oportunidade no mês passado mesmo assim decidimos ir.
Quando chegamos ainda de noite o mar apresentava-se um pouco mexido mas o vento era forte de terra, preparados para estas eventualidades decidimos mesmo pescar, ainda durante a noite fizemos meia dúzia de peixes todos os 4. Quando amanheceu o vento não abrandou pelo contrario ainda era mais forte, fizemos mais uns quantos lançamento que rendeu mais uns sargos. Como se tornava impraticavel e apesar do vento ter aumentado o mar estava cair, encolhemos as canas e fomos fazer prospecção que as vezes também é preciso, neste caso rendeu uns locais jeitosos e ficamos a conhecer mas sem poder pescar por causa do vento e do mar ter caído.
Mudamos de zona na expectativa de ter melhores condições, mas quando chegamos verificamos que apesar do vento ser mais fraco o mar também era mais parado, mas já que la estávamos decidimos tentar a nossa sorte. As águas estavam lusas e víamos os peixes a comer nas pedras mas não quiseram colaborar. No meio de tantos lançamentos ainda se apanhou mais um sargo.
O resultado foi este,

e assim os sargos tem sido a minha salvação pois os robalos não querem colaborar.
Boas Pescarias e espero que os robalos apareçam