Translate this blog select a language

Seguidores

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Figueira da Foz - Nova Pescaria

Animado com as ultimas pescarias, decidi na terça-feira dia 22-09-2009 voltar à Figueira para nova pescaria. Desta vez a pescaria não foi muito produtiva na questão de peixe, deu uns robalotes sem medida que foram devolvidos, apenas trouxe este com 38cm conforme mostra a foto.


Ainda apanhei um safio pequenote e um negrão com peso talvez ente o 1,5k e 2k, foi fraco em peixe mas foi rico em situações.
Começou com a situação caricata de ter apanhado o negrão com o peso que referi, foi o meu 1º negrão (para mim era uma tainha), alertado por um pescador experiente que o peixe não era tainha mas sim um negrão que eu pretendia devolver ao mar.
Este negrão trazia com ele um bónus, no beiço superior tinha um anzol cravado com um estralho cerca de 50 cm e no final do estralho uma montagem com uma chumbada de 150gramas. Foi alvo de atenção dos vários pescadores que se encontravam no local, como não levei a maquina e estava noite não consegui tirar fotos com o telemóvel. Para mim aquele peixe continuava a ser uma tainha, como pretendia devolve-lo perguntei se alguém o queria, aquele experiente pescador se ofereceu para ficar com ele que eu dei de bom agrado.
Motivado pela aquela estranha situação, houve logo lugar ao conto de varias historias sobre peixes e outras situações caricatas da vida. Houve também troca de experiências da pesca e aquele experiente pescador a quem tinha dado o negrão revelou um truque para os utilizadores de boiá de correr, mais tarde depois de testar e se resultar vou partilhar com todos os leitores do meu blog pois acho que é uma dica importante se funcionar.
Aqui se prova que por vezes pescar é também partilhar.
Cumps a todos e boas pescarias
sábado, 19 de setembro de 2009

De Volta à Figueira da Foz com Robalos, Sargo e Dourada

Depois de algum tempo desmotivado com a pesca, e com alguma preguiça em escrever aqui para o blog. Superei tudo e voltei à pesca e a escrever, é verdade quer tenho ido algumas vezes à pesca com algumas capturas fracas e de pouca importância. Desta vez merece fazer um pequeno relatório.
No final do dia de quinta-feira 17/9/2009, decidi ir um bocadinho à pesca, telefonei aos amigos mas nenhum quis ir, ou por falta de oportunidade ou por estarem desencorajados com a pesca, mesmo assim la fui eu.
Encomendei uma dose de camarão vivo e la vou eu ate ao molhe, quando la cheguei o local que tinha elegido estava ocupado, bem pensei, vou ficar por aqui num cantinho porque o espaço no local não era muito. O pessoal que já la estava estavam a tirar uns peixes, era boa indicação.
Montei a cana, no 1º lançamento um robalo sem medida e com intenção de o devolver mas este tinha engolido o anzol completamente e não foi possível devolver o que me custou muito. Mais uns lançamentos e mais nada o peixe só estava a sair num curto de espaço, deixei-me estar, como a maré estava a descer a bóia começou a correr para o local onde estava a sair o peixe.
Assim foi sempre que a bóia chegava ao local era peixe na certa, devolvi ainda alguns robalos sem medida e sarguetas, os toques eram constantes e a pesca foi esta que se vê

eu com os "troféus" já em casa por não ter levado maquina

o robalo maior com 50cm

o sargo com 29 cm

a dourada com 26 cm

os outros robalos mais pequenos tinham 36cm e 37cm
Foi uma pesca engraçada porque os toques eram constantes e nem dei pelo tempo passar, haja mais dias como este, quem se ficou a roer foram os que não quiseram ir por saberem que não estava a dar peixe. Para apanhar peixe é preciso estar lá, em casa é que não se pesca nada.
Cumps e boas pescarias
domingo, 13 de setembro de 2009

Galiza aceita Licença de Pesca Portuguesa

A época dos sargos na Galiza esta a começar, para mim começa agora Outubro e vai até Maio. Todos os meses desloco-me uma vez à Galiza para pescar uns sargos, passear e conviver com uns amigos.
Para mim estar descansado à pesca é bastante importante, por isso ter a licença de pesca é fundamental, alguns dias atrás um amigo meu deu-me uma dica dizendo que já não era necessário tirar a licença de pesca para a Galiza, descobriu que a licença portuguesa também era válida.
Foi na pagina da web Noticias Jurídicas que encontrei a Ley 11/2008, de 3 de diciembre, de pesca de Galicia, no Titulo III Capitulo II e Articulo 25 em que considera valida todas as licenças de outras comunidades autónomas e outros estados membros da Comunidade Europeia conforme documenta a figura em baixo.


Aqui está uma boa directriz e que nos faz sentir Europeus e que deveriam ser seguidas por outros estados membros, como Portugal.
Bem haja a Xunta da Galicia.
segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Tabelas de Marés - Figueira da Foz - Setembro 2009

Ola a todos,
penso estar de volta após 2 meses de inactividade bloguista. Nem sempre a vida é como a gente pensa e imagina, por vezes o sol não nasce e o mar não nos sorri.
Este ano tem sido muito matreiro, tira-nos daqui e dá-nos acolá, e no que diz respeito a pesca esta tem sido esta norma (se é que se pode dizer que existe norma),já colecciono num meu quinta umas quantas grades há muito não visto.
Mas debrucemo-nos sobre o que é essencial, neste caso a tabela das marés para este mês.
Esta é a tabela das marés para o mês de Setembro de 2009, onde também está assinalado os dias em que a lua tem influência sobre a actividade dos peixes, O tamanho da linha assinalada é proporcional a intensidade da actividade do peixe. Teremos sempre que ter em conta todos os outros factores que influenciam a pesca.


Boas Pescarias