Translate this blog select a language

Seguidores

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Galiza - A Primeira Pesca de 2010

No Domingo dia 17 aproveitando uma trégua do vento e apesar da ondulação ser um pouco forte, decidimos fazer uma fugida a Galiza para ver como andavam por lá os sargos.
Sete amigos partiram por volta das 3 da manha, a chegada foi por volta das 6 horas. Chovia um pouco, aquela chuva molha tolos (neste caso éramos nós), bem equipados e lá fomos para o pesqueiro ainda de noite. Vento, como a previsão do windguru não havia e o mar estava realmente forte e a maré estava a vazar até perto das 11 horas. Depois de escolher o local, porque não havia muitos devido a forte ondulação, fiz uns poucos lançamentos no local eleito e nem um toque, também devido a corrente produzida pela ondulação não conseguia segurar o peão num local fixo.
Decidi mudar de local os meus amigos também já se tinham mudado pelo facto do local onde iniciaram não ter peixe, foi no percurso que escolhi um local por onde todos já tinham passado que decidi tentar a sorte.
Pensei cá para comigo, se miguem ficou aqui é porque não tem condições, no entanto havia uma pedra mais alta que me chamava a atenção, só que teria de fazer lançamentos com cerca de 30 metros sobre pedras para atingir o local pretendido.
O material que tinha dava-me alguma confiança, cana de 7 metros e carreto 10000 de uma marca conceituada com muita recuperação (alguém me gozou pelo meu material).
Vai de fazer o primeiro lançamento, sempre com receio, porque proporcionava para perder material, os meus receios começavam a confirmar quando o peão se dirigiu para uma pedra ilhada onde acabava a rebentação, sinto de repente um esticão no fio que estava tenso, deixo de ver o peão sinto a cana bater. O primeiro sargo estava ferrado, agora era trazer até a mim por cima daquelas pedras todas e esperar que o fio não cede-se, aproveitando a ondas la consegui trazer até uma pedra onde o poisei, foi uma vitoria que me deu confiança.
Voltei a lançar e sempre na expectativa de perder material quando as ondas levassem o peão para as pedras, o facto é que quando pensava que ia perder material um sargo bondoso ajudava e puxava o peão. Foi sempre uma batalha trazer o peixe até mim, talvez por isso me deu tanto prazer aquela pesca, assim aconteceu por 6 vezes uma das quais fui presenteado com um sargo com 1,200kg e outros 2 com cerca de kilo.

Cansado daquela luta, o guerreiro também precisava de abastecer o corpo e a fomos a terceira parte também muito importante nesta actividades.
Depois de refeito, voltei ao local mas já não tinha condições porque a maré estava a encher e varria tudo, mesmo assim arrisquei e fiz um único lançamento que me deu mais um sargo. Não deu para continuar mais, ainda molhei os pés que me deu um susto.
Voltei ao primeiro local onde iniciei a pescaria, também não havia muitas alternativas, como a maré estava a encher naquele local comportava-se de maneira diferente e permitia pescar ainda com alguma dificuldade.Fiz mais alguns lançamentos que me renderam mais 5 peixes, estava na hora de regressar e a pesca estava feita.
Desta vez não se saí nada mal, os treinadores, os professores e os outros todos ninguém gradou e viemos satisfeitos.
Por causa da previsão de chuva não levei a maquina e só fiz as fotos em casa e aqui ficam os registos





Boas Pescarias
segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Figueira da Foz - Tabela das Marés - Janeiro 2010

Retomando este artigo, dou inicio de novo à publicação da tabela mensal das mares
Esta é a tabela das marés para o mês de Janeiro de 2010, onde também está assinalado os dias em que a lua tem influência sobre a actividade dos peixes, O tamanho da linha assinalada é proporcional a intensidade da actividade do peixe. Teremos sempre que ter em conta todos os outros factores que influenciam a pesca.


Boas Pescarias
sábado, 2 de janeiro de 2010

Catástrofe no Norte - Milhares de Polvos dão à Costa - Gaia

Milhares de polvos mortos dão à costa em Gaia numa extensão de 6Kms, de acordo com as autoridades, parece que está afastada a hipótese de poluição e tudo aponta para uma causa natural. Cerca de 500 Kgs no total, apenas uma espécie foi atingida e por esse motivo se pensa que terá sido uma causa natural.
Uma conclusão podemos tirar, que cada vez é mais frequente vermos fenómenos destes afectar a fauna marinha, talvez devido a todas as alterações climatéricas, mas é urgente preservarmos o que temos.



Não começamos bem este ano com esta noticia, esperemos que o ano melhore
Boas pescarias