Translate this blog select a language

Seguidores

domingo, 31 de maio de 2009

Figueira da Foz - Os Primeiros Robalos 2009

É verdade, estes foram os primeiros robalos de 2009.


Sem muitas oportunidades de ir a pesca, este ano tem-se mostrado muito mau para os robalos, as vezes que fui são tantas como as grades.
Comecei a desanimar, até porque perto não tenho muitas alternativas de pesqueiros, e realmente ainda não me tinha estreado com os robalos este ano.
No sábado um amigo desafiou-me para uma pescaria a noite, estava com pouca vontade, mas os argumentos que apresentou pareceu-me fiáveis. O mar estava calmo, o vento de sul tinha limpo as águas e estas estavam mais quentes. E assim lá fui eu pescar um bocado a noite.
Saímos por volta das 20:00, o isco seleccionado foi o camarão vivo e os carrapatos, e mostrou-se a opção certa, começamos a pescar cerca das 21:00 e pescamos durante 3 horas e o resultado foi o que se vê, nem queria acreditar no momento que estávamos a passar.



Hajam mais dias como este
Boas pescarias
quinta-feira, 14 de maio de 2009

Alterações a lei de pesca - Portaria n.º 458-A/2009

Em 4 de Maio foi publicado no Diário da Republica a Portaria n.º 458-A/2009, esta portaria veio trazer algumas alterações as portarias 143/2009 e 144/2009 de Fevereiro do mesmo ano no que se refere a pesca lúdica.
As portarias de Fevereiro eram muito penalizadoras para os pescadores de pesca lúdica, especialmente para a Costa Vicentina, esta nova portaria veio repor alguma igualdade entre os pescadores de pesca lúdica. Também vieram provar duas coisas, a primeira é que quando se luta por um objectivo tem-se mais força quando estamos unidos, a segunda é que o Ministério que regula as Pescas não estava tão fundamentado quando as elaborou e veio dar razão aos pescadores.
Esperamos que se sigam mais alterações como esta da Portaria 458-A/2009 e o Ministério das Pescas tome mais consciência do que é a pesca lúdica e a preservação da natureza.

Cumps e Boas Pescarias
terça-feira, 5 de maio de 2009

Tabela Marés - Figueira da Foz - Maio 2009

Esta é a tabela das marés para o mês de Maio de 2009, onde tambem está assinalado os dias em que a lua tem influência sobre a actividade dos peixes, O tamanho da linha assinalada é proporcional a intensidade da actividade do peixe. Teremos sempre que ter em conta todos os outros factores que influenciam a pesca.


Espero poder ajudar com esta tabela todos que pretendem ir a pesca
Boas Pescarias
segunda-feira, 4 de maio de 2009

A costa Portuguesa e as suas Praias

No domingo passado aproveitando o bom tempo que fazia, desloquei-me a uma praia da nossa costa Portuguesa na zona da Figueira da Foz.
Qual foi o meu espanto e indignação com o cenário encontrado, é certo que esta praia não é uma zona concessionada mas independentemente disso, há que manter as nossas praias limpas, porque o turismo ainda é um dos nossos (portugueses)cartões de visita. Por outro lado temos o dever de preservar a nossa natureza e as praias também fazem parte dessa natureza.


Há também o problema da higiene publica, porque no meio deste lixo, há de tudo menos higiene, temos de nos saber proteger de todas essas epidemias que possam aparecer e cada vez mais comuns e que surgem cada vez mais de situações menos esperadas.
O mar tem estado muito agitado, é verdade!!!, ainda não houve tempo de efectuar as limpezas necessárias, pode ser ???.

A maior parte deste lixo era de todo evitado se os nossos pescadores profissionais não pescassem tão perto das costa, o que leva que os suas artes sejam arrastadas para as rochas e assim se percam, como se prova nestas fotos, nesta zona de fundo rochoso é assim todo o ano após uns dias de mar bravo.

Deveríamos todos pensar um pouco nestas imagens,e pensar como posso "eu" contribuir para que este cenário não se volte a repetir

Boas pescarias