Translate this blog select a language

Seguidores

domingo, 18 de janeiro de 2009

Tecnica de Pesca - Iscos

Sempre que programa-mos em ir a pesca, temos alguns pensamentos que fazemos conscientemente ou inconscientemente. Pensamos sempre na zona de pesca, que peixes pretendemos pescar e que isco utilizar . É da minha experiencia e conhecimentos que me transmitiram com os iscos que pretendo aqui abordar.

A SARDINHA

A sardinha é o isco por excelência universal, não conheço peixe que não se apanhe com sardinha tanto na pesca apeada como na de barco, iscada em pequenos pedaços, em filetes, em bocados ou mesmo inteira.
Este isco faz a diferença entre uma boa jornada de pesca com boas capturas ou não, as suas características fisiológicas (cheiro e gordura)são capazes atrair peixes a longas distancias. Pelo facto de ser universal e atrair todo o tipo de peixes, também atrai os peixes que não queremos pescar, por esse facto quem pesca com sardinha não sabe muito bem o que vai apanhar no anzol.

O CAMARAO

Este é o outro isco generalista, congelado ou vivo, nunca sabemos bem o que pode vir no anzol, não tem um odor tão intenso como sardinha mas é muito atractivo para quase todos os peixes, mais consistente que a sardinha. Também o utilizo vivo para os robalos, sargos e douradas e com muito sucesso, há alturas do anos em que a sua eficácia nos robalos é surpreendente

NAVALHA/LONGUEIRAO ou CANIVETES

Este isco utilizo essencialmente para os sargos e douradas é mais selectivo do que os dois iscos anteriores, podendo apanhar outro tipo de peixe com os bodioes, os peixes porco mas também não nos livra das bogas ou das salemas.
Na pesca embarcada também é um bom isco para os besugos e choupas

CARANGUEJO VERDE

Este isco é muito selectivo, só utilizo para os robalos, douradas, sargos e mais alguns esparídios são capazes de comer. Quando se utilizo este isco geralmente sabe-se o que se apanha, nem as bogas nem as salemas incluem no seu menu este isco. Por isso é sempre bom engodar com sardinha e pescar com este isco , para apanhar os peixes mais nobres

CARANGUEJO PILADO

Este isco ainda é mais selectivo que o caranguejo verde, com o pilado é o isco ideal para quem quer apanhar exemplares de bom porte de robalos e douradas, dizem que funciona bem com as corvinas mas eu nunca apanhei nenhuma.

Mexilhao

O mexilhão é um molusco bivalde, tem um odor muito proprio e intenso, tem tambem uma cor muito forte (amarela alaranjada), este isco é muito bom para os sargos e douradas por este motivo é selectivo mas quando utilizado so a parte mole outros peixes menos nobres são tambem captados pelas suas caracteristicas

Há muitos mais iscos mas estes são aqueles que utilizo mais.

Boas pescarias!
Vicius88

4 comentários:

Walker disse...

Your blog is wonderful. Thanks for the translation button. Great pictures.

Brad disse...

Great photos and happy eating to you!
Brad

ISA disse...

Que maravilhoso olhar para todos estes peixes e reconhecer que são Portugueses. A sardinha de espama prateada e de cabeça esguia não nega ser portuguera. Os mexilhões que há anos ninguém comia fazem um arroz de marisco que é uma delícia. E servem de isco para pescarias a peixes de grande porte como podemos ver no blog. Gostei. PARABÉNS!
Jiiiiiinhos
Isa

chalu disse...

São uns belos iscos para o robalo é verdade, eu sa da praia de Monte Gordo Algarve e normalmente para pescar ao robalo e baila uso tiras de choco fresco e lula fresca tambem.....:)