Translate this blog select a language

Seguidores

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Tecnica de Pesca - Boia de Correr (Fig Foz)

A boia de correr é uma tecnica muito usada na Figueira da Foz, especialmente nestes pesqueiros



Apesar de hoje em dia com a nova lei da pesca ser poribido pescar quase em todos estes sitios (incompreensivelmente), mas isso é outro assunto. Como se pode ver neste mapa assinalado a vermelho



Como se pode ver, pouco resta para se poder pescar com esta tecnica, sendo estes locais destino de centenas de pescadores.

Para se pescar nestes locais é necessario ter uma cana forte e com uma acção grande, para lançar com boias pesadas visto que é necessario lançar ao largo, eu optei por esta e tem-se portado a altura



O carreto tem que ser rapido e forte, devido ao robalos que aparecem por ali, tambem devido á concentração de pescadores no lacal para não embrulhar e como diz um amigo meu "roubar peixe ao mar ". O fio o mais utilizado é o entrançado, o que eu optei por wiplash 0,10mm da Berkley, aqui apresento carreto e fio



As boias utilizadas como se pode prever, são de correr e vão desde as 25g até as 50g, conforme o isco utilizado - pilado, camarão ou lingueirão (enguia da areia)



como geralmente se pesca de noite, convem ter uns starlight que podem ser



O fio dos estralhos depende do isco utilizado, eu para o pilado utilizo



para isco como o camarão e lingueirão, utilizo



Os anzois tambem dependem do isco, para o pilado utilizo estes da Sesame



e para o camarão estes da Mustad



Depois de visto o material, resta saber como se faz a montagem. Na linha madre do carreto coloca-se um no de travão e uma missanga para parar a boia, colaca-se a boia e mais uma missanga e um no de travao. Empata-se a linha madre ao chumbo para calibrar a boia, o chumbo deve ser sempre com menos cinco ou dez gramas conforme o isco que se utiliza. Na outra extremidade empata-se o fio do estralho com cerca de 1,5m para que o isco possa parecer natural dentro de agua quando iscado no anzol, ficando a montagem parecida com esta



Agora é só testar e matar o vicio

Boas Pescarias!
quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Capturas Antigas - Pesca na Figueira da Foz 18-12-2005

Estava quase no Natal, fazia um frio de "rachar" mas estava um bocado stressado e resolvi ir fazer uma pescaria. Os meus contactos informaram-me que estava a dar uns peixitos, armei as canas e la fui eu bem equipado para uma noite fria.
Quando cheguei ao pesqueiro (Fig Foz), quase não tinha lugar para estacionar o carro, isto era indicador que estava a dar peixe, o destino era o "vermelho", vislumbra-se ao longe um grande canavial.
Não estava disposto a grandes confusões e acabei por ficar a meio caminho, nesta altura o isto é sempre o pilado, ao longe via que estavam a sair uns peixes no meio do canavial, via-se alguns pescadores a correr com os peixes tal era a "ganancia". Estava sozinho a meio caminho do molhe, a maré estava a encher numa daquelas mares que não mexem muito, fiz uns lançamento e ferro um bonito peixe com cerca de 1,5kg, penso para comigo "isto promete". Mais uns lançamentos e mais um peixe do mesmo tamanho. Reparo que deixou de sair peixe na ponta do "vermelho", e os pescadores começam a sair, enquanto faço mais uns lançamentos e mais um peixe, quase todos da mesma medida.
Ao meu lado começo a ter companhia de vários pescadores, mas eu continuo a minha faina, la vou fazendo uns lançamentos e mais uns peixes e os outros pescadores também tiram. Vou iscar porque um peixe mais esperto do eu, limpou-me o isco, abstraído não reparo quando vou para lançar quase não tenho sitio para lançar, fui engolido pelo canavial, la arranjo um bocadito para lançar e ferro mais um peixe quase momentaneamente, saco o peixe e noto que quase já não tenho pilado para iscar.
Novo lançamento e cada vez mais difícil arranjar espaço para lançar, ferro um peixe e o esperto vai direito a uma procissão de bóias, é o caos fez-se um novelo e perco o peixe, como já tinha a minha conta decidi zarpar depois de cortar a montagem e poder regressar a casa sem mais demoras.
Ja tinha a minha conta e não era todas as vezes que se apanha uma teca destas...





Boas Pescarias!
domingo, 26 de outubro de 2008

Capturas Antigas - Pesca na Figueira da Foz 30-5-2005

Sai do emprego e resolvi ir fazer uma pescaria para relaxar, como nao arranjei companhia fui sozinho, fui comprar o isco lingueirao da areia e la fui eu.
A Figueira da Foz nesta altura era o meu pesqueiro até porque não conhecia outro, o dia estava a acabar e tinha chovido, a mare estava na baixa-mar e a começar a encher. Após uns lançamentos, a boia desaparece num esticao, travo a descida e começo a sentir o "bater", depois de alguns minutos de luta e com ajuda de outro pescador que passava, la veio o trofeu..






Boas Pescarias!
Vicius88
sábado, 25 de outubro de 2008

Capturas Antigas - Pesca na Figueira da Foz 16-4-2007

Fui no dia 16 de Abril de 2007 a pesca para a Figueira da Foz, este foi onde me iniciei e viciei por este desporto que é a pesca apeada.
A tecnica utilizada foi a boia de correr, o isco utilizado foi carangueijo pilado vivo.
Inicei a pesca por volta das 19:00 e terminei por volta das 23:00, o resultado foi este....

ao fundo do lado direito ve-se o destino de muitas das minhas pescarias e nao so :lol:

deu luta mas no final gostou do meu colo, foi o meu record pessoal,

a equipa vencedora

Boas Pescarias!
Vicius88