Translate this blog select a language

Seguidores

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Figueira da Foz - Agora Robalo de 60 cm

Esta quarta-feira aproveitando a fraca amplitude das mares, resolvi fazer uma pescaria aos bocas largas de tamanho maior. Porque existe sítios onde o peixe que sai quase sempre é maior, estes locais não é possível pescar quando a amplitude da maré é grande.
Depois do trabalho la fomos nos, eu e o meu amigo e companheiro destas pescarias, pescador "1ªdivisão", seleccionamos o isco que foi carrapato, porque também não havia outro.
Mesmo com a fraca amplitude da maré quando chegamos ainda corria muito mas já havia pescadores nos pesqueiros, via-se também uma grande azafama de cerca de 15 barcos andar para trás e para a frente, o que significava bom sinal. Apesar da azafama dos barcos não se veio a confirmar na pesca apeada, saiu muito pouco peixe, mas o peixe que ia saindo era de boa qualidade.
Não tínhamos pilado o que era o isco mais indicado para a zona e para o tamanho de peixe que queríamos, la fomos pescando com os carrapatos até que a sorte também me sorriu, e veio de lá este boca larga de 60 cm fazer-me companhia e alegrar um pouco mais a minha noite.


Estava a pescar com estralho de 0,35 para precaver algum xxl que aparece-se mas infelizmente para mim não apareceu. O meu amigo e companheiro estava a pescar com estralho de 0,30, que nem parecia dele porque naquele local as vezes é preciso "corda" autentica, e o que veio a sair-lhe caro, porque perdeu dois peixes a partir o estralho sem que ele tivesse hipótese de os trabalhar, há dias em que é do pescador e outros do peixe.


Haja mais oportunidades como esta .... e lá estaremos
Boas Pescarias
terça-feira, 16 de junho de 2009

Lei Pesca Ludica - Alterações Edital 1/2009 - Capitania Figueira da Foz

Foi alterado em 01 de Junho de 2009 o edital 1/2009 da Capitania do Porto da Figueira da Foz no que se refere aos condicionalismos da pesca lúdica no Porto da Figueira da foz.
Esta alteração veio de encontro com algumas das reivindicações dos pescadores lúdicos desta zona, é com agrado que a capitania deste porto tem vindo ajustar as restrições e sensivel as necessidades dos pescadores ludicos, assim promovendo a pesca neste local .
Conforme se pode ver no edital publicado pela Capitania do Porto da Figueira da Foz e que aqui se transcreve no que diz respeito a pesca lúdica, a fonte foi a Marinha Portuguesa através da sua pagina web


.....
b. Pesca Lúdica
(1) De acordo com o legislado na Portaria n.º 144/2009, de 5 de Fevereiro, alterada pela Portaria n.º 458-A/2009, de 4 de Maio, que regulamenta o Decreto-Lei n.º 246/2000, de 29 de Setembro, com as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei n.º 112/2005, de 8 de Julho, que definiu o quadro legal do exercício da pesca marítima dirigida a espécies animais e vegetais com fins lúdicos, vulgo pesca lúdica ou pesca desportiva, no Regulamento de Pesca do Rio Mondego, publicado em anexo à Portaria n.º 564/90, de 19 de Julho, e alterações subsequentes, e as medidas nacionais de conservação e gestão dos recursos biológicos aplicáveis ao exercício da pesca em águas sob soberania e jurisdição nacionais, aprovadas pelo Decreto Regulamentar n.º 43/87, de 17 de Julho, alterado e republicado pelo Decreto Regulamentar n.º 7/2000, de 30 de Maio e pelo Decreto Regulamentar n.º 15/2007, de 28 de Maio, e ainda para garantir a segurança da navegação e dos pescadores lúdicos, é interdita a pesca lúdica, nos seguintes espaços, neles incluídos pontes, pontões e cais de atracação, no Rio Mondego (ver representação gráfica em apêndice):
a) Molhes Exteriores do porto da Figueira da Foz:
Por razões estritas de segurança, sendo proibida a circulação e o exercício de qualquer actividade em toda a sua extensão, não é autorizado o exercício de pesca lúdica apeada naquele espaço sempre que a barra do porto estiver fechada (ver 2.b.).
b) Margem Norte do Rio Mondego:
i. Desde o topo do enrocamento do molhe de retenção exterior Norte até à raiz do mesmo molhe, incluído a praia fluvial a este anexa, por razões estritas de segurança e enquanto durar as obras de prolongamento deste;
ii. Até cem metros para Oeste do topo do enrocamento do molhe jusante da Marina de Recreio;
iii. Na Marina de Recreio incluindo muralhas, molhes, pontões, embarcações e área molhada;
iv. Até cem metros para Leste do topo do enrocamento do molhe montante da Marina de Recreio;
v. Em toda a extensão do cais comercial e subsequente espaço vedado a montante.
(c) Margem Sul, e braço Sul, do Rio Mondego:
i. Até cem metros para Oeste do topo do enrocamento do molhe Norte do porto de pesca;
ii. No porto de pesca incluindo muralhas, molhes, pontões, embarcações e área molhada;
iii. Molhe Sul do porto de pesca, desde o topo do enrocamento e subsequente espaço vedado deste porto, na margem do braço Sul dorio Mondego.
(2) No espaço de jurisdição da Capitania do Porto da Figueira da Foz, de acordo com a legislação em vigor e por razões estritas de segurança da navegação, não é permitida a pesca lúdica a partir de embarcação, nos seguintes locais:
a) No fundeadouro exterior;
(b) Na via de acesso à entrada da barra e num raio de meia milha, nas águas oceânicas, centrada em cada farolim dos molhes exteriores;
(c) Na entrada da barra – ante-porto - no espaço interior definido pelos alinhamentos dos farolins do molhe exterior com o molhe interior a Norte e molhe exterior e molhe interior a Sul desde a estrutura conhecida como pontão do marégrafo sito na raiz do molhe de retenção interior Norte até à linha imaginária definida pelos farolins dos molhes exteriores;
(d) Onde ocorram operações de dragagem;
(e) Durante operações de Scooping;
(f) Nas praias concessionadas, nelas incluídas os esporões de protecção dunar, durante a época balnear, a menos de 300 metros da costa
(3) O presente normativo sobre a pesca lúdica não prejudica nem prevalece sobre o quadro legal aplicável nomeadamente o preceituado no art.º 7.º da Portaria n.º 144/2009, de 5 de Fevereiro.
c. Pesca Submarina
Por razões de segurança específica, de segurança da navegação e de acordo com o artigo 7.º, n.º 2, da Portaria n.º 144/2009, de 5 de Fevereiro (Condicionalismos ao exercício da pesca lúdica), conjugada com a Portaria n.º 564/90, de 19 de Julho (Regulamento de Pesca no Rio Mondego), não é permitido o exercício da pesca submarina no porto da Figueira da Foz.
......
Bem Haja a Capitania do Porto da Figueira da Foz

Boas Pescarias
domingo, 14 de junho de 2009

Noite Santo Antonio da Robalos e ... Dourada na Fig Foz

No sábado enquanto uns andavam nas marchas a festejar eu decidi ir a pesca com os meus amigos. O prato típico das marchas é a sardinha mas por aqui na Figueira da Foz o prato forte dos robalos é outro, nesta altura camarão e carrapatos.É difícil arranjar isco certo para os "boca larga", o camarão esta no defeso e pilados nem vê-los por isso resta-nos os carrapato. Como portugueses sabemos sempre dar a volta a situação e sempre vai aparecendo meia dúzia de camarões e os carrapatos sabemos como os ir apanhar.
Os "boca larga" ainda não apareceram do tamanho xxl, apenas vão aparecendo uns quantos de vez em tamanho normal, só que esta noite de santos populares estava reservado uma surpresa. O primeiro peixe a sair foi meu, não foi robalo como era de esperar, foi uma bonita dourada de kilo que andava a "mamar" no camarão, e por estar com o fio tenso senti-a bem e na altura certa "zás" a surpresa da noite.

Ainda saiu outra do mesmo tamanho, talvez andassem la mais porque havia alguns pescadores a queixarem-se que não conseguiam ferrar peixe, de douradas não houve mais sinais.
Houve pouco peixe a sair durante a noite, eu ainda consegui ferrar dois robalos um de 47 cm e outro com a medida exacta de 36 cm,




o que não quer dizer que não nos tenhamos esforçado, assim tivemos que repor energias no final, nada melhor que uma sandes de leitão em pão grande e com uma lourinha a acompanhar, foi isso mesmo que fizemos no final da pescaria, que soube as mil maravilhas.
Deixo também aqui uma foto dos carrapatos utilizados como isco


Boas pescarias
sábado, 6 de junho de 2009

Tabelas de Marés - Figueira da Foz - Junho 2009

Esta é a tabela das marés para o mês de Junho de 2009, onde tambem está assinalado os dias em que a lua tem influência sobre a actividade dos peixes, O tamanho da linha assinalada é proporcional a intensidade da actividade do peixe. Teremos sempre que ter em conta todos os outros factores que influenciam a pesca.


Espero poder ajudar com esta tabela todos que pretendem ir a pesca
Boas Pescarias
quinta-feira, 4 de junho de 2009

Figueira da Foz - De Volta aos Robalos

Entusiasmado por no sábado passado ter apanhado uns robalos, decidi ontem voltar novamente ao "local do crime". Consultei as tabelas das marés para saber a que horas deveria ir, visto que agora com as obras de prolongamento no molhe norte as correntes são mais fortes, temos que pescar no inicio das mares ou no fim, ou ainda esperar pelos dias em que as mares são mais curtas.
Encomendado o camarão la fui de "armas e bagagens" e cheio de coragem, cheguei por volta das 21:00 horas e a maré ainda estava a correr muito, fui mudando o estralho e rectificar alguns pormenores, já se encontravam alguns pescadores mas menos do que esperava encontrar.
Quando a maré começou a abrandar la comecei a pescar, começaram a sair alguns robalos mas eu nem um toque, neste local a altura da bóia é fundamental ou se acerta na altura ou corremos o risco de ver a "caravana passar". Corrigi a altura e logo na passagem seguinte o 1º toque, como o peixe estava a comer mal devia ter-lhe tirado o isco da boca. Segunda passagem novo toque e desta vez ferro o peixe ainda o sinto alguns metros mas depois perdi-o, pensei a altura esta certa tenho é que o deixar comer melhor.
Depois de corrigir os aspectos que estavam a falhar, eis que ferro estes 3 robalos nas passagens seguintes,


quase um peixe por passagem, voltei a recupera a confiança e coragem para voltar nos próximos dias assim se a vida permitir


Ate breve e boas pescarias